quarta-feira, 10 de março de 2010
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Censurar ou não?Eis a questão.
Com a criação do PNDH 3 (Programa Nacional de Direitos Humanos), a questão sobre a censura no Brasil, a qual foi “enterrada” há muito tempo, volta à tona. Não tão “problemática” como no tempo da Ditadura Militar, mas com questionamentos que dividem muitas opiniões. Por um lado, a grandes oscilações de conteúdo na área de comunicação fez com que o PNDH 3 tomasse providências, e por outro os próprios veículos de comunicação, sentem como se a liberdade de expressão que conseguiram, estivessem sendo “tiradas de suas mãos”.
A mídia, tem a função de noticiar, anunciar e também denunciar fatos locais e mundiais. Na verdade, a mídia desempenha o papel de atender às necessidades da sociedade, então tanto a sociedade precisa da mídia como ela precisa da sociedade, já que ambas são suas “fontes” de informações. Possui diversos papéis, tais como: comercial, informativo, recreativo e também um papel democrático, já que se não fosse pela imprensa não seria possível saber sobre os escândalos políticos, e sobre as decisões tomadas pelo governo.
Porém esses sistemas de comunicação precisam ser revistos, pois há conteúdos com horários inadequados, pelo fato de não serem recomendados para certas faixas etárias e também programas e propagandas que ofendem direta e indiretamente diferentes indivíduos da sociedade. Isso preocupa alguns órgãos em relação ao seu público alvo, pelo fato da grande influência que a mídia tem na vida de cada indivíduo. O PNDH 3, cujo comprometimento é mudar a sociedade e aguçar ainda mais os compromissos democráticos com a participação, justiça, liberdade e a realização dos direitos humanos, estão prevendo a criação de uma lei que possa regularizar o estilo de comunicação do País. Tal decisão alertou a OAB (Ordem de advogados do Brasil) secção Bahia, que dizem ser contra qualquer censura, já o PNDH 3 tem apoio da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), os quais acham que é preciso ter mais responsabilidades nos meios de comunicação.
O sistema de comunicação precisa sim tomar medidas sobre seus conteúdos de informção, mas tambem as famílias telespetadoras tem certas responsabilidade e deveres a cumprir, impondo horários e programações apropriadas para cada componente familiar.
"Sem idéias"
Jade
Assinar:
Postagens (Atom)